Existem diferenças distintas entre um pré-amplificador phono e um amplificador de potência, e eles desempenham funções diferentes. Ambos são necessários na cadeia de sinal entre um toca-discos e alto-falantes. Tradicionalmente, o pré-amplificador phono RIAA e o amplificador de potência eram ambos embutidos em um receptor estéreo. Quando os toca-discos ficaram “fora de moda”, as empresas de receptores estéreo pararam de integrá-los em seus produtos. Portanto, a Audio-Technica colocou o pré-amplificador phono dentro (da maioria) de seus toca-discos para facilitar o uso. O pré-amplificador phono RIAA no toca-discos também pode ser removido da cadeia de sinal se você quiser usar um pré-amplificador phono externo.

O pré-amplificador phono RIAA é necessário em linha para ouvir a maioria dos discos, pois atende a duas funções principais. Uma é pegar a tensão muito baixa que é produzida pelo cartucho phono (normalmente 0,005 volts e muitas vezes referido como “nível phono”) e aumentá-lo até 0,3 volts (muitas vezes referido como “nível de linha”), que é o nível da maioria dos sinais de entrada estéreo.

A segunda função do pré-amplificador fono é adicionar a correção RIAA EQ. Na década de 1950, a Recording Industry Association of America (RIAA) introduziu um padrão de equalização que poderia ser aplicado ao áudio original à medida que fosse pressionado em um disco. Essa equalização, que continua ser usada até hoje, reduz as frequências baixas e aumenta as frequências altas, comprimindo assim o áudio para que mais dele caiba em um disco. Durante a reprodução, a função exatamente oposta é executada por meio de um pré-amplificador fono RIAA, resultando na reprodução do áudio original.

O amplificador de potência, por outro lado, é usado para acionar os componentes do alto-falante. Atualmente, alguns alto-falantes, normalmente chamados de “alto-falantes amplificados” ou “alto-falantes ativos”, têm seu próprio amplificador de potência interno. Isso permite que você conecte o toca-discos diretamente aos alto-falantes amplificados. Para “alto-falantes sem alimentação” ou “alto-falantes passivos”, é necessário um amplificador de potência na cadeia de sinal. Amplificadores de potência ainda estão integrados em receptores estéreo. Além disso, amplificadores de potência autônomos podem ser usados ​​se todas as funções de um receptor estéreo não forem necessárias. Há informações úteis na Internet para combinar adequadamente um amplificador de potência com seus alto-falantes. Você vai querer combiná-los adequadamente, pois não deseja um amplificador de potência muito fraco para acionar seus alto-falantes nem tão potente que possa danificar seus alto-falantes.

Texto publicado originalmente no Blog da Audio-Technica Brasil, disponível no neste link